Almoçou há uma ou duas horas, está sentado à secretária, não consegue concentrar-se e está a lutar contra os bocejos? Este cenário é muito comum e pode explicar-se por diferentes razões. Estas são as mais comuns:

1 – Almoço rico em hidratos de carbono

Comer alimentos ricos em hidratos de carbono como pão branco, arroz, massa ou batatas fritas podem contribuir para essa sonolência após o almoço. Isto porque os hidratos de carbono simples (que não têm cereais integrais na composição) fazem com que o açúcar no sangue aumente rapidamente e diminua logo de seguida. Além de cansado pode sentir-se também irritadiço.

Solução: optar por hidratos de carbono complexos, ou seja, feitos com cereais integrais.

 

2 – Está há muito tempo parado

Sentar-se à secretária durante muito tempo seguido pode fazer com que sinta vontade de dormir, porque o corpo associa o estar quieto a ir dormir.

O ideal é que a cada hora se levante, caminhe e alongue.

3 – Está desidratado

A desidratação faz com que nos sintamos cansados, lentos e mal-humorados. E estes sinais surgem com uma pequena perda de água do corpo (a partir dos 1,5%). Portanto, tenha sempre agua por perto e vá bebendo regularmente.

4 – Diminuição da temperatura corporal

A temperatura corporal diminui quando há a libertação de melatonina (hormona do sono), mas isto não acontece só à noite. Após o almoço, normalmente entre as 14h e as 16h, isto também acontece para sinalizar a hora da sesta e faz mesmo parte do seu ritmo circadiano.

Como nem sempre é possível cumprir esta power nap, tente ouvir música animada, apanhar sol por alguns minutos ou fazer uma caminha rápida para despertar o corpo.