Desde o recém-nascido (cerca dos quatro meses) até ao primeiro ano de vida, a maioria dos bebés precisa de fazer duas sestas por dia: de manhã e à tarde
Há também bebés que precisam de uma terceira sesta, geralmente, mais ao fim da tarde (que desaparece por volta dos 9 meses).
Não há uma fórmula mágica para fazê-las dormir a sesta e nem sempre é fácil perceber quando estão mesmo a precisar de dormir.

Procure os sinais

Esfregar os olhos, uma expressão vidrada, maior irritabilidade são sinais de que o bebé ou a criança estão prontos para descansar. O importante é que fique atento a estas indicações e ponha a criança para dormir.

Quando não dormem a sesta

Cumpra a rotina

As rotinas são difíceis de implementar, principalmente quando se trata de bebés, cujos hábitos e necessidades vão alterando muito nos primeiros meses de vida. Mas ter um horário regular para as sestas vai ajudar muito o dia-a-dia da família, mas também vai facilitar o adormecer da criança, habituada a cumprir determinados horários.
Num bebé, o mais comum é que a primeira sesta ocorra duas horas depois de acordar. E deve apontar a segunda sesta cerca de quatro horas após o início da primeira.

Viver e aprender

Sestas longas, sonos de final do dia que se estendem até à hora de jantar – nem sempre é fácil perceber se o bebé dorme mais devido a um pico de crescimento ou se o resultado vai ser uma noite sem dormir. Todas as crianças são diferentes, e também por isso deve perceber o que funciona melhor com os seus filhos.