Dormir em qualquer idade
Um recém-nascido chega a dormir até 18 horas por dia, enquanto 5 a 7 horas podem ser suficientes para uma pessoa idosa.
Independentemente da idade, mostramos-lhe porque dormir é um ato vital.
Artigos dos 0 aos 100
O que significa dormir bem?
Sabemos que o sono está associado a funções imunes, endócrinas, de aprendizagem e memória. O bem-estar emocional e a criatividade beneficiam quando dormimos bem, tal como a consolidação de novas memórias, e atualização de antigas, mediante os conhecimentos que vão...
Crianças: Distúrbio do Sono Agitado
O Distúrbio do Sono Agitado identifica crianças com má qualidade de sono, com movimentos frequentes durante o sono, e sintomas diurnos decorrentes desse sono insatisfatório nomeadamente dificuldade de concentração e fadiga.
O sono do bebé prematuro
O bebé prematuro é aquele que nasce antes das 37 semanas de gestação, necessitando muitas vezes de ficar internado para acompanhamento médico e vigilância do seu desenvolvimento. É normal que as rotinas do espaço interfiram com o seu próprio ritmo de sono. E, quando...

7 Dicas para ajudar a adormecer… sem birras
A alteração de rotinas, a ingestão de alimentos com demasiado açúcar ou atividades estimulantes ao final do dia, contribuem para que a criança resista à ida para a cama. Mas, com muita paciência e algumas dicas, pais e filhos podem tornar este momento mais aprazível e sem choros!
Sonhar faz bem ao cérebro
Durante o sono, o Sistema Nervoso Central é palco de uma intensa atividade. Embora possamos não nos lembrar, todos sonhamos, permitindo organizar conhecimentos e memórias.
Idosos: sonolência excessiva diurna pode esconder outros problemas de saúde
Os padrões de sono sofrem alterações à medida que envelhecemos. No caso dos idosos, dormir longos períodos durante o dia ou apresentar sonolência excessiva, constitui um sinal de alerta que não deve ser desvalorizado.
Os adolescentes estão a dormir o suficiente?
Os adolescentes deveriam dormir, em média, 9 a 10 horas por noite, mas dormem menos. Uma forma de contrariar esta tendência passa por capacitar os mais jovens a fazerem escolhas informadas e de acordo com as suas necessidades de sono.