Já se sabe que tudo o que comemos afeta a qualidade do sono. Para quem tem dificuldades em dormir ou precisa “apenas” de dormir melhor, há alimentos que podem ajudar.
Os melhores alimentos para dormir são ricos em triptofano, hidratos de carbono, cálcio, magnésio, melatonina e vitamina B6. Nomes estranhos, que provavelmente desconhece, mas que ajudamos a compreender já de seguida.
No fundo, o importante é sabermos onde encontramos estes “ingredientes” que prometem ajudar a promover um sono de qualidade.

Alimentos ricos em triptofano
O triptofano é um aminoácido que ajuda o corpo a produzir a serotonina, que por sua vez induz um sono mais profundo e reparador. Alguns exemplos de alimentos ricos em triptofano: leite, queijo, ovos, nozes, peixe, feijões.

Alimentos ricos em hidratos de carbono
Arroz, pão, massa, lacticínios e batatas são ricos em hidratos de carbono e, por isso, ajudam na produção de triptofano. E algumas pesquisas aponta que a combinação destes alimentos com gordura saudável pode promover a sonolência.

Chocolate, será que interfere com o sono?

Alimentos ricos em cálcio
O que têm em comum couves, iogurte, leite e queijo? São ricos em cálcio. E, segundo um estudo publicado no European Neurology Journal, registaram-se níveis mais elevados de cálcio durante o sono REM e percebeu, ainda, que perturbações durante o sono REM estavam associadas a défice de cálcio.

Alimentos ricos em melatonina
A melatonina é naturalmente produzida pelo corpo (mais concretamente pela glândula pineal) e a libertação desta hormona sinaliza a hora de dormir.
Alguns estudos mostram que um copo de sumo de cereja ajuda com as insónias e as nozes (que já contêm melatonina) aumentam os níveis de melatonina no sangue. Mas também as bananas, os tomates e a aveia são ricos nesta hormona.

Vitamina B6
A vitamina B6 ajuda o corpo a criar neurotransmissores, importantes na produção de melatonina (de que já falámos acima). Peixe (especialmente salmão e atum), mas também o alho cru, pistacho, grão de bico e bananas são ricos em vitamina B6.

Alimentos ricos em magnésio
O magnésio ajuda num sono mais constantes, havendo estudos que mostram que baixos níveis de magnésio levam a interrupções do sono.
Grãos integrais (como bulgur e cevada), mas também as amêndoas são fontes de magnésio.