Praticar uma atividade física regular é bom para a saúde e melhora a qualidade do sono. Alguns exercícios podem fazer com que consiga adormecer mais rápido e aumentar a eficiência do sono. No entanto, há exercícios que por serem muito estimulantes podem dificultar o relaxar –  o que acontece é que algumas pessoas veem os níveis de adrenalina aumentarem após exercícios aeróbicos, por exemplo. Além disso, pode haver um aumento do calor corporal que dificulta também a chegada do sono.

Que exercícios promovem o sono?
Exercícios aeróbicos ligeiros e anaeróbicos, como levantar pesos, vão muito provavelmente aumentar a sua qualidade de sono. Se tem interesse em perceber como os diferentes tipos de exercício afetam o seu sono, o melhor é manter um diário de sono, onde mantenha registado o tipo, a intensidade e a duração da atividade física.

man riding bicycle on road during daytime

Praticar exercício antes de dormir

De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde americanos, deve ser evitada a prática de exercício físico 5 a 6 horas antes de dormir. Sabe-se que a indicação é muito genérica e varia de pessoa para pessoa, o certo é que tanto os exercícios aeróbicos como os anaeróbicos estimulam a libertação da hormona do crescimento durante a noite.
Um estudo na Índia, onde foram analisados os efeitos do exercício na qualidade do sono de idosos, concluiu que os exercícios anaeróbicos, mas especialmente os aeróbicos melhoraram a qualidade do sono.

Além de promover o bom humor e reduzir o stress, o exercício físico fortalece o ritmo circadiano, fazendo com que se esteja mais alerta durante o dia e mais sonolento à noite. Também melhora o sono em pessoas com distúrbios do sono, mesmo em casos de insónia ou de apneia.
Os resultados de um inquérito da Fundação Nacional do Sono, nos EUA, mostraram que pessoas que praticavam exercício regularmente dormiam bem na maioria das noites, em comparação com pessoas que não eram fisicamente ativas. Outras pesquisas mostraram também que o exercício melhora a quantidade de sono, mas também a qualidade, isto é, a atividade física diurna pode estimular períodos mais longos de sono de ondas lentas (NREM), os estágios mais profundos e restauradores do sono.