O que lhe vamos dizer agora talvez não seja novidade para si: a temperatura do corpo baixa antes de adormecer. Talvez já se tenha apercebido de que o final de dia no sofá pede muitas vezes uma mantinha e depois segue-se uma vontade de adormecer.

A verdade é que a temperatura corporal ‘acompanha’ o ritmo circadiano, variando ao longo do dia. Perto do fim do dia, o corpo aumenta a produção de melatonina para nos preparar para o sono, e a nossa temperatura corporal começa a cair.

Depois, há ainda variações de género. As mulheres têm uma taxa metabólica e repouso mais baixa, o que faz com que sejam mais sensíveis em ambientes de sono frios. Por outro lado, os homens não dormem confortavelmente em ambiente quentes.

E o que tem isto tudo a ver com meias?

Usar meias parece ajudar com o processo de vasodilatação distal, já que evitamos que haja aumento da circulação de sangue nas mãos e nos pés que reduz a temperatura corporal.

Assim, aumentar o fluxo sanguíneo ao aquecer os pés, utilizando por exemplo meias, pode fazer com que adormeça mais rapidamente. Participantes de uma pesquisa adormeceram mais rapidamente, relataram um sono mais longo e de maior qualidade.

Outro estudo mostra ainda que aquecer os pés antes de adormecer diminui os sintomas de insónia, enquanto outra pesquisa sobre insónia no início do sono, revela melhorias após aquecer mãos e pés.

Mas, estas diferença não se refletem na população mais idosa. Acreditam os investigadores que a idade influencia a eficácia.

Quem deve evitar dormir de meias?

Dormir de meias pode não ser indicado para pessoa com problemas de circulação ou outras patologias já que o uso de meias pode restringir o fluxo sanguíneo.
por isso, como sempre converse com o seu médico sobre o assunto.