Se os dias se arrastam e os planos para o fim de semana incluem uma maratona de sono, saiba que essa pode não ser a melhor solução para recuperar o bem-estar e a boa disposição.

Independentemente do número de horas de sono necessárias diferir de pessoa para pessoa, o facto de estarmos cada vez mas expostos a diversos fatores externos (sejam tecnológicos, sociais, profissionais, ou outros, como a recente pandemia Covid-19) leva a que muitas noites sejam encurtadas, e mal dormidas, com tendência para “ajustá-las” durante os fins de semana.

“É possível obter alguns benefícios em dormir mais, durante os fins de semana, mas, na verdade, não é possível compensar todo o sono perdido.” – salienta Cathy Goldstein, professora de neurologia no Centro de Distúrbios do Sono da Universidade de Michigan, em entrevista à revista Time. Vários estudos sugerem que uma pessoa precisaria, em média, de quatro dias de descanso adequado para compensar até uma hora de dívida de sono.

Dormir mais significará provavelmente acordar mais tarde, condicionando “a necessidade de exposição à luz pela manhã, logo após o período de sono, e a sua importância para manter os ritmos biológicos regulares” – sublinha Goldstein.

Na verdade, os horários de sono irregulares, confundem o relógio circadiano. Quando os horários de sono são alterados, mesmo que pouco, as consequências acabam por surgir: fadiga, alterações metabólicas, degeneração cognitiva, obesidade, entre outras. Assim, na generalidade, e de acordo com a National Sleep Foundation, uma forma de recuperar o sono em falta é fazer uma sesta. 

Dormir pouco, leva que os níveis de cortisol, conhecida como a hormona do stress, aumentem na corrente sanguínea. Durante a sesta, o organismo tem oportunidade de equilibrar esses níveis, com fortalecimento do sistema imunitário e efeitos muito positivos na concentração, memória e criatividade. Descansar 20 minutos contribui para que o indivíduo se sinta revigorado. Enquanto descansa, melhora também o seu humor, uma vez que, no sistema nervoso central, é sintetizada a serotonina – hormona responsável pela boa disposição.

Mas, atenção! Ultrapassar o tempo recomendado poderá significar um acordar rabugento e com menos energia porque o corpo entra em sono profundo e torna-se mais difícil acordar. Também deve ter em conta o horário que escolhe para descansar: evite o final do dia, para não interferir com o sono da noite.