É o bebé que chora a meio da noite, a criança que desperta doente, os mais crescidos que acordam com um pesadelo ou o adolescente barulhento – há muitas formas de ser acordado pelos filhos, mas o problema é voltar a dormir.

Claro que o ideal é que nenhuma destas situações aconteça, mas quando acontecerem guarde estas dicas para conseguir voltar a um sono profundo.

Relaxe o corpo e a mente
Quando voltar para a cama depois de cuidar de uma criança, faça alguns exercícios respiratórios profundos ou de relaxamento muscular progressivo (começa por criar tensão nos músculos e depois libertar os vários grupos musculares dos ombros aos pés) para ajudá-lo a relaxar. Pode também usar uma técnica de visualização: feche os olhos e imagine-se num lugar tranquilo, como montanhas ou uma praia intocada, usando todos os seus sentidos para tornar a experiência o mais real possível.

Ignore o relógio
Contar os minutos ou horas em que você acordou provavelmente só vai piorar a situação, fazendo com que fique mais angustiado por perder horas de sono – o que dificulta o voltar a dormir. A realidade é que o sono não pode ser forçado!

Enumere as suas bênçãos
Se a contagem de carneirinhos não ajuda, experimente pensar entre três a cinco coisas boas que lhe aconteceram durante o dia. Algo adorável que o seu filho disse ou fez, um elogio que recebeu no trabalho, uma mensagem de um velho amigo lhe ou o delicioso jantar. Nada é pequeno demais para adicionar a esta lista.
Do ponto de vista neurológico, fazer isto coloca sua mente num estado mais propício ao sono, induzindo uma sensação de calma.

Levante-se da cama
Se passados 20 minutos parecer que não vai adormecer, levante-se e vá para outra sala para fazer algo relaxante (como ler um livro, ouvir música calma ou beber uma bebida quente como chá ou leite).
O importante aqui é não associar a cama a um espaço em que não consegue dormir. Resista ao desejo de pegar no telemóvel ou assistir TV, já que a luz azul destes dispositivos eletrónicos pode suprimir a produção da melatonina e dificultar o adormecer.
Volte para a cama assim que sentir vontade de adormecer novamente.