Uma boa noite de sono prepara-se ao longo de todo o dia. A forma como comemos, o exercício que praticamos e o que fazemos antes de ir para cama tem influência na noite de sono.
É do senso comum que beber café antes de ir para a cama vai interferir no sono, mas há pequenas alterações, que pode incluir na sua rotina diária, para dormir mais e melhor.

  • Alimentação

Quer dormir bem? O jantar não pode ser a maior refeição do seu dia. Ir para a cama “muito cheio” pode dificultar o adormecer.
Além disso, é importante perceber o que põe no prato. Uma dieta rica em fibras e com baixo teor de açúcar pode ajudar a adormecer mais rapidamente e fazer com que durma mais duas horas por semana.
Um pequeno snack antes de ir para a cama também pode ajudar. Escolha alimentos ricos em triptofano, como leite, queijo, ovos e nozes.

  • Exercício físico

Se está mais sedentário, é importante que isso mude. Pessoas que treinam regularmente tendem a dormir melhor, possivelmente porque, além de cansar o corpo, a atividade física diminui os níveis de stress.
Mas isto não implica horas infindáveis no ginásio. Caminhar 10 minutos, correr, nadar ou andar de bicicleta são apenas algumas sugestões.

  • Horário de sono

As crianças pequenas são provavelmente quem melhores rotinas têm, enquanto os adultos não são um exemplo. E aqui está um grande erro, isto porque uma rotina consistente ajuda o seu corpo a sinalizar que é hora de dormir. Ir para a cama sempre à mesma hora, mesmo aos fins-de-semana, deve ser regra.
Apostar em atividades calmantes antes de adormecer também ajuda: tomar banho, ler um livro, ouvir música ou meditar.