Mesmo antes do seu bebé nascer, provavelmente imaginou tudo o que lhe poderia ensinar: como andar, segurar uma colher, dizer “mamã” e “papá” e muitas outras coisas. Mas de tudo o que imaginou, ajudar o seu bebé a sdormir bem provavelmente nunca lhe passou pela cabeça.
Enquanto alguns bebés dormem com facilidade, muitos precisam de orientação dos pais para aprenderem padrões de sono e vigília – alguns até precisam de ajuda para aprender a adormecer.
Por causa disso, a Academia Americana de Pediatria aconselha os pais a estabelecerem uma rotina noturna relaxante para que bebés e crianças sinalizem a hora de dormir, facilitando a “chegada” do sono.

Antes de conhecer as três etapas que pode implementar na rotina de final de dia das suas crianças, perceba a importância da hora de dormir.

boy sitting on white cloth surrounded by toys

Foto Shitota Yuri

Definir a hora de dormir
Antes de implementar uma rotina para a hora de dormir, certifique-se que este horário funciona para a família.
O bebé habitua-se a uma rotina consistente e apercebe-se do que vai acontecer. Assim, ao iniciar a rotina da noite, sempre por volta da mesma hora, estará a fortalecer este ritual como um hábito e ajudará a sinalizar o início da hora de dormir.

1ª Etapa | Atividade de Transição
Comece a rotina da hora de dormir com uma atividade de transição que permita ao bebé saber que o tempo de brincadeira acabou e que é hora de relaxar. Ler um livro, cantar músicas são apenas dois exemplos, mas a maioria dos novos pais encontra no banho quente a melhor forma de dar início à hora de dormir.

Vantagens da sesta

 

2ª Etapa | Massagem calmante
Com o bebé relaxado e seco após o banho, acalme-o ainda mais com uma massagem suave. Comece pelos pés e vá subindo lentamente, usando movimentos suaves. Pode aumentar a duração da massagem a cada noite, poderá estender-se de 5 a 10 minutos, respeitando o tempo que cada bebé aguenta.

3ª Etapa | Hora do Sono
Num ambiente escurecido, com música ou ruídos brancos, coloque o bebé, relaxado e sonolento, na cama para dormir.