Nos períodos de férias é muito comum os horários desregularem-se, principalmente, quando falamos de crianças e adolescentes. Acordar tarde, deitar cada dia mais tarde faz parte do dia-a-dia de quem está livre dos horários escolares.

O problema surge quando é preciso voltar à rotina e o sono não chega à hora prevista. É importante que este ajuste se faça atempadamente, até porque crianças que não dormem o suficiente estão mais suscetíveis a terem problemas de comportamento e têm mais dificuldade em aprender.
Promover o sucesso escolar dos mais novos, passa também por reestabelecer rotinas antes do início das aulas.

Deixamos-lhe três dicas para que tudo volte à rotina:

1 – Ajuste gradualmente os horários
Antecipar a ida para a cama 15 minutos por dia, até chegar ao horário habitual. E aplique a mesma lógica para a hora de acordar.
Tenha sempre em atenção que crianças entre os 6 e os 13 anos necessitam normalmente de 9 a 11 horas de sono por noite.

2 – Sem gadgets uma hora antes de dormir
Acabar com televisão, computadores, videojogos ou qualquer dispositivo móvel pelo menos uma hora antes de dormir. A luz azul artificial que é emitida a partir destas telas pode suprimir a produção de melatonina, responsável por induzir o sono.

3 – Momento para relaxar
Com os gadgets desligados reserve cerca de uma hora para atividades mais tranquilas, como tomar banho, desenhar, ler um livro ou ouvir música suave. Isto vai preparar o seu filho para uma boa noite de sono.
Quando se tornam rotina, estas atividades de antes de dormir ajudam os mais pequeno a perceberem que a hora da cama está a chegar.