A relação entre a privação de sono e diabetes e obesidade já foi bem estabelecida. Um estudo da Universidade de Columbia (EUA) sugere que a privação de sono pode levar a que se coma mais, isto porque verificaram que:

– pessoas que dormem pouco comem mais alimentos ricos em gordura e proteína;
– quando comparadas a pessoas que dormiam nove horas, pessoas que descansavam quatro horas, consumiam mais calorias (em média, mais 329 nas mulheres e mais 263 nos homens);

O estudo foi feito com adultos, mas há outras pesquisas que revelam que o desejo de comer mais (especialmente fast food) é também um problema entre adolescentes.

Podem ser apontadas várias justificações para o facto de pessoas que dormem menos comerem mais e pior. Ora vejamos, quando se dorme pouco a capacidade de tomar boas decisões está comprometida, o que pode explicar as más escolhas alimentares. Além disso, comer pode ser uma forma de tentar manter-se acordado, assim como o consumo de bebidas ou barras energéticas pode ser outra solução.
Por outro lado, esse tipo de alimentos, por serem ricos em açúcar podem fazer com que seja mais difícil adormecer, o que iria agravar este círculo vicioso, até porque o que come afeta o seu sono.