A hora de deitar é para muitos pais um verdadeiro tormento. Quanto mais insistem na necessidade de dormir, mais a criança se mostra relutante.

 

A alteração de rotinas, a ingestão de alimentos com demasiado açúcar ou atividades estimulantes ao final do dia, contribuem para que a criança resista à ida para a cama. Mas, com muita paciência e algumas dicas, pais e filhos podem tornar este momento mais aprazível e sem choros!

1. Defina um horário

Estipule uma hora para ir para a cama. Dependendo da idade da criança, esta tarefa fica mais facilitada, na medida em que percebe que é um momento que vai chegando e não é imposto de forma brusca. 

 

2. Promova brincadeiras calmas

As atividades físicas devem dar lugar a brincadeiras mais leves, por exemplo jogos de tabuleiro, desenhos… Limitar o uso de tablets ou TV é também recomendado .

 

3. …a companhia do Peluche

No caso dos mais pequenos, pode recorrer ao seu “amigo” peluche (ou outro usado pela criança) para “avisar” que se aproxima a hora de dormir.

 

4. Ajude-os a criar a sua própria rotina

É importante que os mais novos tenham as suas rotinas: tomar banho, vestir o pijama, escovar os dentes, ler uma história e depois dormir. A ordem das atividades atribui segurança à criança e evita que os pais tenham de andar aos gritos pelo meio da casa.

 

5. Não fique no quarto

Depois de conversar um pouco e ler uma história; diga à criança o quanto gosta dela, deseje boa noite e saia do quarto. Explique que está por perto e, se necessário, a criança só precisa chamar.

 

6. Não desista e seja paciente

É tudo uma questão de hábito… mas se a criança não apresentar nenhum sinal de sonolência, não vai adiantar insistir para que durma. Ficar deitado e acordado na cama por muito tempo não ajuda na qualidade do sono. 

 

7. Converse com a criança

Se, depois de colocar em prática algumas dicas, a criança não conseguir adormecer, sente-se na cama e tente entender o motivo. O mais importante é transmitir segurança, já que a maioria dos casos está relacionado com o medo e não com falta de vontade de dormir. Resolver conflitos antes ir para a cama é também uma boa ideia para que a criança não se sinta ansiosa.