O ronco é bastante incomodativo, mas o mais importante, pode ser um sinal de doença. Além de interferir com a qualidade do sono do parceiro, pode causar fadiga e irritabilidade a quem padece desta condição.

A boa notícia é que, através da alimentação, podemos aliviar o ronco e melhorar a qualidade do sono. E, neste caso, 3 frutas são especialmente importantes: ananás, banana e laranja. 

De acordo com estatísticas da National Sleep Foundation, cerca de 1 em cada 3 homens e 1 em cada 4 mulheres ronca todas as noites. Vários fatores contribuem para o ressonar e o excesso de peso é um deles.  Pode não ser propriamente um problema grave na medida em é ocasional. Se o ronco é acompanhado com paragens respiratórias prolongadas, estão principalmente associados ao risco de doenças cardiovasculares e requerem atenção médica imediata.

Outro distúrbio que contribui para o ronco é a apneia do sono. De acordo com dados, mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem desta patologia. Destes, mais de 80% das pessoas permanecem sem diagnóstico.

A boa notícia é que, através da alimentação, podemos aliviar o ronco e melhorar a qualidade do sono. E, neste caso, 3 frutas são especialmente importantes.

Ananás, banana e laranja

Na Universidade de Khon Kaen, na Tailândia, cientistas mediram a quantidade de melatonina no sangue de participantes de um estudo sobre frutas tropicais através de um exame chamado 6-sulfatoximelatonina (aMT6s). Quem degustou ananás alavancou a produção de melatonina em 266%, e quem ingeriu banana, aumentou 180%. 

O ananás e a banana são frutas ricas em triptofano, um aminoácido essencial que é convertido em serotonina e melatonina no cérebro. Ou seja, estas duas frutas contribuem para melhorar o humor, a sensação de relaxamento e ajudam a induzir o sono. Ainda de acordo com o estudo tailandês, incluir laranja (uma única laranja contribui para aumentar em 46% os níveis de melatonina), aveia, tomate e arroz no menu também contribui para aumentar níveis de melatonina.

Para ressonar menos e dormir melhor, outros alimentos apresentam excelentes benefícios:  

Chá de gengibre e mel

O gengibre é um superalimento que pode aliviar muitos sintomas ( dores de estômago, tosse e constipações, entre outros). O gengibre atua como um agente antiinflamatório e antibacteriano e aumenta a secreção de saliva, o que acalma a garganta e proporciona alívio do ronco. 

Alho, cebola e rábano

Consumir alimentos aromáticos fortes como alho, cebola e rábano (variedade asiática do rabanete) evita o ressecamento do nariz e reduz o congestionamento. Vários estudos confirmam que estes alimentos contribuem para a diminuição do inchaço nas amígdalas e previnem a apneia do sono.