Acredita que para ter boas notas nos exames não pode desperdiçar nem um minuto de estudo? Saiba que não é o mais acertado. Ficar acordado até tarde (ou a noite toda!) a memorizar factos e fórmulas pode mesmo prejudicar os resultados escolares. Aliás, dormir depois de uma sessão de estudo ajuda na memorização. No entanto, deixar de dormir pode ter o efeito contrário e não conseguir lembrar-se do que estudou na noite anterior.

Investigadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles examinaram os hábitos de sono e de estudos de mais de 500 estudantes entre o 9º e o 12º anos e descobriram que adiar a hora de dormir para continuar a estudar tinha duas consequências: dificuldade em entender o conteúdo lecionado na aula e insucesso nos testes e no trabalhos de casa.

Então como é possível ter boas notas e continuar a dormir o suficiente?

Já deve ter ouvido isto, mas é verdade que estudar a matéria de um semestre numa noite de estudo, além de muito stressante, aumenta a probabilidade de ter de estudar a noite inteira, o que, por sua vez, aumenta a probabilidade de ter maus resultados.
Portanto, é importante planear com antecedência para evitar ter de estudar na noite anterior.

Tal como um atleta de grande competição, a maior noite de estudo deve ser bem distante da data do exame.

Se precisar deitar-se mais tarde para memorizar ou rever matéria, faça-o muito antes das datas dos testes. E à medida que o exame se aproxima aumente gradualmente as horas de descanso, para que na noite de véspera consiga dormir tranquilamente e as horas necessárias.
Esta estratégia funciona e está comprovada num estudo que mostra que estudantes que dormiram mais de sete horas na noite anterior ao teste conseguiram melhores resultados do que os dormiram menos.

Além disto, há estratégias que deve também implementar para maximizar o seu sono. Se utiliza o computador para estudar, deixe de o usar uma hora antes de iniciar o seu descanso, já que a luz emitida pelos dispositivos eletrónicos pode interferir com o seu ritmo circadiano, dificultando o processo de adormecer.