O cérebro “entra ao trabalho” assim que fechamos os olhos. Há uma série de funções que este importantíssimo órgão tem de executar enquanto estamos em modo descanso. São ‘tarefas’ essências para o nosso bem-estar.

Um estudo recente veio mostrar que o mesmo se passa com os bebés. E, na verdade, o cérebro dos pequeninos está ativo ainda mais tempo durante o sono. Algo que terá a ver com a aprendizagem sobre o próprio corpo.

Esta pesquisa efetuada pela Universidade de Iowa (EUA) vem dar mais informações sobre como cérebro e coordenação motora se ‘consolida’ enquanto os bebés dormem. Os investigadores estudaram especialmente os movimentos de contração dos bebés durante sono REM e como essas contrações contribuíram para que consigam coordenar certos movimentos corporais.

Perceberam também que, a partir dos três meses, há um aumento expressivo dessas contrações musculares durante o segundo estágio do sono, conhecido como sono tranquilo ou NREM, algo inesperado para este grupo de investigadores.

Apesar de se tratar de um estudo pequeno, com a análise de 22 bebés (com idades entre uma semana e sete meses), os cientistas estão entusiasmados com a descoberta que parece mostrar que, tal como acontece com a consolidação da memória nos adultos, os bebés vão integrando cérebro e corpo, como se tratasse da configuração de uma máquina. Afinal, após o nascimento ainda há muito por desenvolver.