A quantidade de sono que cada pessoa precisa é muito variável e depende de vários fatores, como a idade, por exemplo. Se um recém-nascido dorme 14 a 17 horas por dia, uma criança de 5 anos deve dormir entre 10 e 13 horas, já um adulto deverá descansar 7 a 9 horas todas as noites.

Mas além da idade há outras condições que interferem com o sono:

Privação prévia de sono – Pessoas que não dormem o suficiente veem aumentar a necessidade de dormir mais tempo.

Qualidade do sono. Se o seu sono é interrompido com frequência, é bem provável que não tenha a qualidade de sono necessária. Isto e muito importante ao avaliar o sono necessário para cada pessoa, já que além da quantidade de sono a qualidade do mesmo é também muito importante.

Gravidez – É provável que no início da gravidez tenha necessidade de dormir mais e, portanto, as horas que dormia habitualmente podem não ser, nesta fase, suficientes.

Envelhecimento – Os adultos mais velhos precisam da mesma quantidade de sono que os adultos mais jovens. Mas à medida que envelhece, os padrões de sono podem mudar: os adultos mais velhos tendem a dormir mais levemente e por períodos mais curtos do que os adultos mais jovens.

Certamente, já ouviu algumas pessoas afirmarem que precisam de poucas horas de sono por noite para se sentirem descansadas. Mas se for avaliado, por exemplo, o desempenho laboral, é comum perceber-se que foi afetado.

Aliás, algumas pesquisas mostram que pessoas que dormem mal durante várias noites não são tão hábeis na realização de algumas tarefas mentais complexas, em comparação com pessoas que dormem perto de sete horas todas as noites.