Exercícios aeróbicos são frequentemente recomendados para melhorar o sono, mas “muito pouco se sabe sobre os efeitos do exercício de resistência” no descanso noturno. Quem o diz é Angelique Brellenthin, autora de um recente estudo sobre o tema e investigadora na Iowa State University (EUA).

“Nosso estudo é um dos maiores e mais longos ensaios de exercícios em população adulta onde se avaliou os efeitos de diferentes tipos de exercícios em vários parâmetros do sono”, refere. E o que esta investigação percebeu foi que exercícios de resistência podem ser mais eficazes do que exercícios aeróbicos como forma de dormir melhor.

Como foi feita esta avaliação?

Durante um ano, os participantes do estudo seguiram um plano de exercícios: grupo com atividades aeróbicas, outro grupo com um treino de musculação, um com treinos combinados e outro grupo sem qualquer prática de exercício. Os investigadores apontam que um treino focado em exercícios de resistência pode ser uma maneira de melhorar o sono.

Também a saúde cardiovascular parece sair reforçada com esse tipo de exercícios.

Pesquisas anteriores confirmaram que não dormir o suficiente ou ter um sono de má qualidade aumenta os riscos de pressão arterial, colesterol elevado e aterosclerose. Além disso, não dormir o suficiente está associado ao ganho de peso, diabetes e outras patologias, que podem promover doenças cardiovasculares.