Um estudo australiano, organizado pela Flinders University (Adelaide) veio mostrar que, nos adolescentes, a falta de sono aumenta a angústia e afeta o humor.

Pouca energia e baixa produtividade, sentimentos de raiva e depressão, são algumas das consequências relatadas pelo estudo, que vem demonstrar que a uma boa noite de sono nesta idade – de construção emocional – é crucial para o bem-estar.

Na pesquisa, participaram 34 adolescentes saudáveis com idades entre 15 e 17 anos, distribuídos por grupos com noites de 5 horas, 7,5 horas e 10 horas. E percebeu-se que os participantes do grupo de cinco horas relataram estar significativamente mais deprimidos, irritados e confusos devido à restrição de sono do que no início do estudo. Além disso, a felicidade e a energia diminuíram significativamente.

Entre os adolescentes que dormiram 10 horas, há relatos de aumento de felicidade

Outra conclusão importante é que duas noites de recuperação de sono não foram suficientes para reverter sentimentos negativos

Michelle Short, responsável do estudo, veio alertar para o facto de duas noites de recuperação de sono não serem suficientes em pessoas com estados de humor negativos. E lembra que “dada a prevalência de sono insuficiente e o aumento da incidência de transtornos de humor em adolescentes, os resultados mostram a importância de sono suficiente para mitigar esses riscos”.