Sabia que a privação da sesta em idade pré-escolar pode influenciar uma série de perturbações?

Obesidade, hipertensão arterial e alteração da função imunológica são exemplos das várias perturbações influenciadas pela privação da sesta em idade pré-escolar. São várias as consequências a curto e longo prazo listadas pela Sociedade Portuguesa de Pediatria, muitas irreversíveis.

Reconhece algumas das repercussões listadas abaixo? Talvez a sua criança não durma as horas recomendadas.

Fonte: Sociedade Portuguesa de Pediatria

No documento Prática da Sesta da Criança nas Creches e Infantários, Públicos ou Privados, elaborado pela Secção de Pediatria Social da Sociedade Portuguesa de Pediatria, estão listadas as consequências, a curto e a longo prazo, da privação do sono em crianças. Estas conclusões são também suportadas por estudos longitudinais que mostram que as crianças que dormiam mais tinham, cinco anos mais tarde, Índices de Massa Corporal mais baixos e menores taxas de excesso de peso, e ainda comprovam “que um tempo de sono reduzido na infância está inversamente relacionado com o risco de ter obesidade na idade adulta, independentemente de outros fatores que possam estar associados”.

“As famílias preocupadas com a qualidade ou quantidade de sono da sua criança, quer seja por estar a dormir muito pouco ou muito além das horas recomendadas anteriormente referidas, deverão consultar o pediatra ou o médico de família da criança para a avaliação de uma possível patologia do sono”, salienta a Sociedade Portuguesa de Pediatria.

Se precisar pode encontrar aqui o seu especialista do sono.