Acha que a sesta é coisa de crianças? Vamo fazer com que mude de ideias.
As sestas podem ser benéficas tanto para a sua saúde quanto para sua produtividade – um grande motivo para algumas empresas já apostarem num sono diurno como parte do seu ethos corporativo.
Uma “power nap” [sesta poderosa] é uma sesta que é longa o suficiente para aguentar o resto dia, mas não tão longa ao ponto de causar sonolência ou afetar o sono da noite. Para uma “power nap”, siga as dicas abaixo.

Definir um alarme
Vinte minutos é o tempo ideal para uma sesta se quiser acordar alerta, bem-disposto e produtivo. Ao contrário da noite, quando o objetivo é prolongar os períodos de sono contínuo, com os benefícios restauradores do sono REM (mais profundo), manter o sono leve durante a sesta ajuda a garantir que acordará revigorado.
Se tem mais tempo para descansar, aposte em sestas mais longas. Dormir entre 30 a 60 minutos pode fazer com que se sinta pior, enquanto um descanso de 90 minutos é o tempo suficiente para completar um ciclo de sono.

Maximize a eficiência
Para fazer da sua sesta o mais produtiva possível, é importante adormecer rapidamente. Para isso, descanse numa sala escura e sem distrações.
Comece por desligar o telefone e, se não conseguir evitar o ruído nem a luz, tente usar acessórios como tampões para os ouvidos ou uma máscara para os olhos. Trabalha num escritório só para si? Pendure um aviso na porta para que não seja incomodado.

Hora certa
Uma hora ou duas depois do almoço é a hora ideal para a sesta, já que o açúcar no sangue e os níveis de energia diminuem. Em vez de beber um café para um “boost” de energia, faça uma sesta.

Volte ao trabalho
Depois de 20 minutos, é tempo de regressar ao trabalho. Apanhe luz solar no rosto, dê um rápido passeio, dê alguns saltos no lugar ou lave o rosto com água para que o corpo perceba que o tempo da sesta acabou.