Finais de dia, com crianças a correr e rir, pais a conversar enquanto preparam refeições podem ser uma delícia…e barulhentos! Verdade?
O problema é que esta felicidade e agitação pode interferir com a hora de ir para a cama e na capacidade de acalmarmos e adormecermos, principalmente quando falamos de crianças.

Então, como criar um ambiente favorável ao sono e à prova de família barulhentas?

É importante que as crianças durmam as horas necessárias para a idade e isso implica, em grande parte dos casos, ir dormir cedo. Para facilitar o “desligar, pelo menos 30 minutos antes de dormir, deve criar uma atmosfera relaxante e tranquila em casa.
Pôr a tocar música suave ou canções de ninar quando começa a hora do banho ajuda a sinalizar o tempo de descanso.
Além disso, evitar qualquer dispositivo eletrónico uma hora antes de dormir deve ser regra, já que a televisão, o telemóvel ou os tablets funcionam como estimulantes.

Crianças na cama, casa em silêncio?

Quando há crianças de diferentes idades é bem provável que tenham orários distintos de ir para a cama e mesmo quando já estão todas a dormir, os pais nem sempre conseguem manter o ruído nos mínimos.
O bom é que há formas de “bloquear” o ruído exterior (como dos vizinhos, por exemplo). O ruído branco pode ser particularmente útil para acalmar bebés, mas também para ocultar barulhos do exterior.

Bloquear ruídos para os adultos

Não são apenas as crianças que precisam de um ambiente silencioso para dormir, os pais também. Mas ao mínimo ruído pais e mães despertam para perceber o que se passa. Sabemos que pode ser difícil, mas experimente desligar ou diminuir o som do monitor do bebé. A ideia é que oiça quando realmente precisam, mas não acorde com um simples movimento na cama.
Além disso, se o horário de trabalho de um dos pais exigir que durma até mais tarde, os ruídos brancos são uma ajuda, assim como os tampões para os ouvidos para bloquearem os sons enquanto o resto da família está a começar o dia.