Nem sempre temos consciência disso, mas as decisões que tomamos ao longo do dia, nomeadamente, a comida que escolhemos acaba por ter um impacto no sono noturno.
Portanto, sabendo da importância do sono, é importante estarmos mais atentos às escolhas alimentares que fazemos. Por vezes, comer ou beber algo (menos apropriado) perto da hora de dormir pode fazer com que sinta refluxo ou tenha o sono interrompido ao longo da noite.
Mas há mais dicas que deve ter em atenção:

1. Quando comer

O sistema digestivo trabalha várias horas sempre que come algo, portanto, comer antes de dormir é fazer com que o corpo continue a executar várias tarefas ao mesmo tempo. Portanto, se comer muito antes de ir para a cama é provável que o seu estômago e intestinos trabalhem a noite toda.
Idealmente não deve comer nada duas a três horas antes da hora de dormir, exceto se tiver necessidades nutricionais específicas.

2. Quanto comer

Já percebeu que a quantidade de comida vai afetar o seu descanso. E isto é válido para uma ingestão exagerada de alimentos, como para quem segue uma dieta de restrição calórica. Ir para a cama com fome também não é o mais aconselhado.
Isto porque há duas hormonas que medem a fome e regulam o apetite. A leptina sinaliza quando o corpo está satisfeito e a grelina quando está com fome.
Os cientistas acreditam que com a leptina suficiente, vai dormir a noite toda. No entanto, se for dormir com fome ou não comer o suficiente durante o dia, a grelina elevada pode fazer com que acorde ou tenha uma duração mais curta do sono.

3. Escolhas saudáveis

Genericamente fazer escolhas alimentares saudáveis é benéfico para a sua saúde em geral, sem esquecer o sono.
Fazer uma alimentação à base de alimentos integrais, legumes, frutas e verduras, que são ricos em fibras e nutrientes vai, muito provavelmente, beneficiar o sono.
Além disso, a ingestão de açúcar também interfere no descanso. Estudos mostram que quando as pessoas consomem açúcares simples ao longo do dia estão mais despertas à noite, mas quando comem alimentos ricos em fibra, tendem a ter um sono mais profundo.

4. Desejos noturnos ou fome?

Aquele lanche que comeu antes de ir dormir: era fome ou apenas um desejo? O chamado “lanche do tédio” normalmente leva-nos a opções alimentares menos saudáveis.
Se este snack é já um hábito e, na verdade, não tem mesmo fome alguns pesquisadores sugerem que experimente outra coisa para substituir o lanchinho e acabar com o tédio: quebra-cabeça, livro de coloria para adultos, meditação ou exercícios de respiração profunda.