Há uma extensa lista de ervas e produtos naturais que ajudam a dormir.
Abaixo encontra algumas dessas sugestões, que ajudam no combate da insónia e melhoram o ciclo de sono.

Melatonina
A melatonina é uma hormona produzida naturalmente pelo corpo humano, no entanto, há pessoas com défice desta substância no organismo. É nestas situações que a suplementação pode ser eficaz, já que a melatonina é a responsável por ajudar a regular a atividade metabólica do organismo durante o sono.

Valeriana
Uma série de estudos mostram inúmeros benefícios ligados à valeriana e ao sono. Enquanto esta planta funciona na maioria dos casos, a pesquisa descobriu também que cerca de 10% das pessoas podem sentir-se mais enérgicas.

Erva-cidreira
Da família da menta, a erva-cidreira tem o benefício adicional de ter propriedades antivirais, além de ter um efeito calmante semelhante à valeriana.

 

Dormir: o segredo para comer menos e perder peso?

Passiflora
Juntamente com outras ervas, esta flor é comumente usada na América do Sul pelos seus efeitos calmantes. Tem o benefício adicional de ser um relaxante muscular.

5-HTP
5-HTP é a abreviação de 5 HTP hidroxitriptofano, um suplemento natural que atua no sistema nervoso aumentando a produção de serotonina. O efeito deste suplemento pode demorar perto de seis semanas para ser visível.
Além de ajudar no sono, a pesquisa mostra que ajuda na dor e na depressão e pode até mesmo contribuir para a perda de peso.

L-teanina
L-theanine é um composto orgânico mais popularmente encontrado em folhas de chá verde. Tem sido comparado a “meditação em cápsula”, estimulando as ondas cerebrais encontradas na meditação profunda.

Lúpulo
Este conhecido ingrediente da cerveja é responsável pelo sabor da popular bebida. Diz-se que a flor do Lúpulo é eficaz no tratamento da insónia, uma vez que age como um relaxante muscular.

Em muitos produtos naturais, como cápsulas para o tratamento de insónias, é possível encontrar uma combinação das ervas acima mencionadas (erva-cidreira, valeriana e lúpulo, por exemplo).
Independentemente da ajuda que precise para dormir, consulte sempre um especialista que ajudará a determinar um plano para as suas necessidades.