Nos dias mais frios e cinzentos, o despertar pode ser um daqueles momentos carregados de nostalgia e muita preguiça. Em vez de esconder a cabeça debaixo da almofada, saiba como algumas estratégias simples ajudam a começar melhor o dia, faça chuva ou faça sol…

1. Deixe uma peça de roupa quente perto da cama. Quando acordar, pode agasalhar-se e, assim, “afastar” a vontade de deitar-se para dormir mais uns minutos.

2. Acorde com luz natural. Evite cerrar completamente os estores do quarto. Deixe a luz suave do amanhecer entrar no quarto, contribuindo para que o seu corpo reduza gradualmente a produção de melatonina, responsável pela sonolência.

3. Aproveitando que escurece mais cedo, siga esse ritmo e não se deite muito tarde. Um adulto saudável necessita entre 7 a 9 horas de sono. Tente dormir essa quantidade de horas.

4. Programe a hora exata para acordar. Adiar consecutivamente o despertador só vai prolongar o inevitável e acrescentar alguma irritação.

5. Crie um estímulo, um ritual, que o deixe bem disposto e sirva de motivação para sair da cama. Sintonize a sua estação de rádio preferida; para os apreciadores de café, deixe a máquina programada para a hora que se levanta e deixe-se despertar pelo cheiro do café acabado de fazer… O aroma de frutas cítricas também tem um efeito revigorante. Experimente, por exemplo, colocar uma gotas de óleo essencial (de boa qualidade) de laranja ou tangerina no vaporizador.

Se, mesmo assim, sente sonolência constante e dificuldade em sair da cama, pode ser que o seu organismo esteja a dar sinais de falta de algumas vitaminas ou minerais.

Neste caso, não tente resolver recorrendo a automedicação. É melhor fazer um exame de sangue e deixar o médico prescrever um tratamento.