Bruxismo noturno ou do sono é o termo médico para apertar ou ranger os dentes durante o sono. Este distúrbio que ocorre durante o sono atinge cerca de 8% dos adultos e mais de 30% dos pais relatam sintomas de bruxismo nos filhos.

O bruxismo ocasional pode não ser prejudicial, mas quando ocorre regularmente, pode estar associado a danos na dentição e dor facial.

Pessoas com bruxismo noturno também podem sofrer de dores de cabeça, dores de ouvido, dores na mandíbula e distúrbios nas articulações da mandíbula.

A gravidade destes sintomas pode variar e algumas pessoas podem ver o sono interrompido.

Quais as causas?

As causas do bruxismo não estão ainda estipuladas, mas um estudo associou este distúrbio a fatores como ansiedade, stress, apneia do sono, ronco, fadiga, assim como ao consumo de álcool, tabaco e cafeína.

O bruxismo do sono também pode estar relacionado a outras patologias médicas e ter impacto na qualidade de vida.

Tratamento

No caso dos adultos, diminuir o stress pode aliviar os sintomas do bruxismo do sono, já que nas crianças os sintomas geralmente desaparecem.

Em casos de bruxismo grave e persistente, o médico dentista pode prescrever um aparelho oral feito para proteger os dentes. Além disso, exercícios de alinhamento da mandíbula também podem ajudar.