Investigadores da Universidade of British Columbia, no Canadá, debruçaram-se sobre como dormir mal pode afetar a reação das pessoas em contextos de maior stress, mas também a eventos positivos. O estudo foi publicado na Health Psychology

Cerca de dois mil voluntários relataram vários acontecimentos como discussões, tensões sociais, stress no trabalho e na família e a forma como reagiram. Os investigadores constataram que, quando as pessoas dormiram menos do que sete horas, demonstraram uma perda maior de emoções positivas.

Já não são recentes as pesquisas que mostram que a dificuldade em manter emoções positivas perante situações emocionalmente mais difíceis, acresce o risco de inflamação e até morte precoce.

E há também evidências que pessoas com problemas de saúde são mais reativas quando enfrentam situações difíceis, possivelmente devido ao desgaste dos sistemas de stress fisiológico.

Com esta pesquisa, os investigadores concluíram que a forma como reagimos varia com base na duração do sono, de modo que a “perda de sono pode amplificar a perda de afeto positivo em dias com mais situações difíceis, bem como reduzir a resposta emocional positiva a eventos positivos” explica uma das responsáveis pelo estudo, Nancy Sin.

Para não se irritar tanto e usufruir melhor dos bons momentos, uma boa estratégia é melhorar a qualidade do sono adotando alguns comportamentos que o ajudarão a relaxar e a induzir o sono, por exemplo, ler um livro ou ouvir uma meditação do seu agrado.