À partida parece que dizermos que dormimos satisfatoriamente não difere muito de dizermos que tivemos um sono de qualidade, mas para a ciência do sono os dois termos são distintos.
A qualidade do sono analisa aspetos do sono que podem ser medidos objetivamente, como quantas vezes acorda durante a noite ou quanto tempo demora a adormecer, já a satisfação do sono é uma avaliação subjetiva.

Deitar cedo e cedo erguer

A satisfação do sono baseia-se na premissa de que, mesmo quando os indivíduos passam pela mesma experiência, cada pessoa a avalia de maneira diferente. As pessoas que ficam acordadas algum tempo antes de adormecer, por exemplo, ainda podem sentir-se satisfeitas com o seu sono, se dormem profundamente a noite toda. Por outro lado, alguém pode dormir as horas recomendadas todas as noites e, mesmo assim, acordar sentindo-se menos satisfeito com a sua noite de descanso.

Embora a satisfação do sono seja subjetiva e possa ser independente da qualidade e quantidade do sono, quando avaliada em conjunto com outros testes e análises, pode fornecer um resultado mais completo da sua saúde geral do sono.