Melhora os níveis de força, a flexibilidade e ajuda a reduzir o stress. Mas o ioga pode ser também uma ferramenta para dormir melhor – especialmente para quem sofre de insónias, lê-se no site da National Sleep Foundation.

A prática demonstra que, pessoas que sofrem de insónia e praticam ioga diariamente, dormem mais tempo, adormecem mais rapidamente (mesmo quando acordam a meio da noite). Reflexo idêntico é sentido pelas pessoas com mais de 60 anos que praticam ioga regularmente: relatam melhorias na qualidade do sono, já que dormem mais tempo e sentem-se melhor ao longo do dia.

O tipo de ioga é muito importante para quem procura melhorar a rotina de dormir. Se a prática é feita perto da hora de descanso devem ser evitados tipos de yoga energizantes.

A referida plataforma lista também três posições que ajudam a preparar o sono para dormir:

Pernas na parede: Com as costas deitadas no chão, encoste as pernas esticadas a uma parede, para que o corpo esteja em forma de L. Relaxe nesta posição por pelo menos 30 segundos, mantendo-se concentrado na respiração.

Borboleta: Deitado no chão de costas, junte as palmas dos pés e deixe os joelhos caírem um para cada lado. Se esta posição não for confortável pode colocar almofadas debaixo dos joelhos.

Posição do cadáver: Deitado no chão de costas, com as pernas esticadas, os braços estendidos ao longo do corpo e as palmas das mãos voltadas para cima. Fique nesta posição e respire lentamente.