É muito comum chegar à cama e não conseguir para de pensar? Trabalho, saúde, família são assuntos que, por vezes, nos conseguem atrapalhar o sono.
Também por isso, a meditação poder ser um ótimo aliado para uma noite mais descansada.

Meditar para acalmar a mente é algo que pode ser feito antes de dormir (mas também a qualquer hora do dia) para ajudar a combater a fadiga e a insónia. Sempre que meditar estará a aprender a pôr de lado o stress do dia a dia, e tal como exercitar um músculo vai ficar mais fácil com a prática.

Uma prática regular vai fazer com que na hora de ir dormir consiga “desligar” mais rapidamente e com mais facilidade. Isto porque além de acalmar a mente, a meditação provoca alterações fisiológicas muito semelhantes às que ocorrem no organismo durante as fases iniciais do sono: a pulsação diminui, assim como a pressão arterial.

Existem alguns estilos diferentes de meditação, e a com a prática vai encontrar o mais adequado para si.

Mindfulness Meditation

É a forma mais popular de meditação, a meditação da atenção plena, que envolve simplesmente prestar atenção ao corpo – e nada mais. Passa por termos mais consciência do som da respiração ou da sensação do chão que temos por baixo de nós, por exemplo. Se os seus pensamentos dispersarem para sua lista de tarefas ou algo fora do momento presente, observe-o e tente voltar a prestar atenção (sem se julgar).

Meditação de Concentração

Nesse tipo de meditação, concentre sua atenção em algo específico. Pode concentrar-se na chama de uma vela ou repetir um mantra em voz alta, como “Estou em paz”. Para alguns iniciantes, ter um ponto de foco é útil para acalmar a mente e relaxar completamente.

Meditação guiada

Na meditação guiada, ouve-se outra pessoa que conduz a prática da meditação. Um instrutor pode pedir para se concentrar em relaxar os dedos dos pés, depois as pernas e assim por diante – por todo o corpo. Pode levá-lo através de imagens guiadas, pedindo que imagine, por exemplo, uma linda praia de areia branca.

A utilização de imagens guiadas também pode ser usada para obter um melhor desempenho. Por exemplo, um atleta pode imaginar-se a dominar uma habilidade técnica ou um executivo pode imaginar-se a fazer uma apresentação com confiança.