Passar longas noites num festival de verão, onde normalmente se acampa, pode ser um desafio para o sono.
Ajustar horários, mudanças na alimentação e o barulho comum destes locais são apenas alguns dos desafios.
E como para festejar é preciso estar bem dormido, reunimos cinco dicas para aplicar já este verão:

Tenda e colchão
O ideal é que tenha uma tenda maior do que a capacidade que indica, por exemplo, uma tenda para três pessoas é mais confortável para duas. Além disso, um bom saco de dormir pode fazer a diferença. Tenha em atenção que as temperaturas baixam durante a noite e o saco cama deve proteger do frio.
Se for possível, a tudo isto junte um colchão (resistente para uso exterior) e uma almofada.

Roupa (muita roupa)
Podemos estar no verão e as temperaturas atingirem recordes durante o dia, mas à noite vai ser diferente. Aposte em três camadas de roupa, que possa tirar ou vestir para otimizar o seu conforto.
Uma toalha extra pode ser bastante útil. Mesmo que não planeie usar os balneário comuns, se chover e ficar molhado, vai dar jeito.

Acessórios e tech
Os tampões de ouvidos são o ex libris quando falamos em dormir em espaços públicos (como em viagens de comboio ou num aeroporto), mas num festival de verão podem não ser suficientes. Se é provável que vá dormir antes da festa acabar, uns phones bloqueadores de ruído são mais indicados. O seu sono vai sobreviver a qualquer after party.
E se a tenda não bloqueia totalmente o sol, junte uma máscara de olhos aos essenciais de festival.

Escolha um local tranquilo
Chegue cedo e escolha um local tranquilo, longe dos acessos aos palcos e às casas de banho. Tenha também em atenção espaços mais resguardados do vento e com sombra.
Antes de montar a tenda não se esqueça de eliminar pedras e galhos que podem incomodar quando estiver sentado ou deitado. E caso esteja num terreno inclinado, lembre-se que a cabeça deve ficar sempre mais alta do que os pés.

Alimentação
Encontrar comida saudável num festival de verão nem sempre é fácil, mas será um grande aliado do sono. Quando for possível leve os seus snacks e faça a própria comida, apostando em alimentos como cerejas, banana, nozes, grãos integrais, queijo e peixe.
Grandes alterações na alimentação podem obrigar a idas mais frequentes à casa de banho, que a meio da noite vão interferir com o descanso.
É importante que se mantenha hidratado, mas tente não beber nem comer duas horas antes de ir dormir e vá à casa de banho antes de se deitar.