O bocejo pode ser causado por diversos fatores, a sonolência é apenas um deles. Um sintoma clássico de fadiga é bocejar. E, normalmente, pode ser um sinal de que o seu corpo está pronto para dormir. Mas nem sempre é sinónimo de cansaço

  1. Bocejar por contágio
    O ato de bocejar é contagioso. Se vir alguém bocejar é muito provável que também o faça. E esta imitação involuntária já foi estudada.
    Investigadores da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, sugerem que a propensão de uma pessoa bocejar por contágio é ativada automaticamente por reflexos primitivos no córtex motor primário, a parte do cérebro responsável pelas funções motoras.
  2. Personalidade
    O estudo percebeu também que a capacidade de resistirmos a um bocejo é limitada.
    Além disso, pessoas que têm personalidades muito empáticas são mais propensas a imitar um bocejo quando veem outras pessoas a bocejar.
  3. Temperatura do cérebro
    Numa determinada temperatura, o cérebro pode sinalizar o corpo para bocejar, fazendo com que as cavidades nasais flexionem e ajuda a resfriar este órgão tão importante.
  4. Aborrecido?
    A falta de estímulo pode levar muitas pessoas as bocejarem. Por outra palavras, é mais provável que comece a bocejar se ficar sentado a olhar para uma parede branca do que se estiver a ver televisão.
  5. Acordar
    O bocejo está associado ao alongamento muscular, ao movimento das articulações e a um aumento da frequência cardíaca (basicamente o que nos acontece todas as manhãs). O bocejo pode, portanto, fazer parte da maneira do corpo se preparar para o início do dia.