O ritmo circadiano é um sistema de tempo interno que se acredita ter origem nos primeiros organismos da Terra, que o desenvolveram para proteger o seu ADN da radiação ultravioleta do sol. A luz ainda é o mecanismo mais importante que ajuda a sincronizar nosso relógio biológico interno com o mundo externo. 

Mas o nosso ritmo circadiano natural sofre cada vez mais com a exposição a elementos externos, alterando a quantidade de luz à qual somos expostos.

Uma diferença importante é a quantidade de tempo que passamos dentro de casa, que é cerca de 90% do dia para muitas pessoas. Este situação pode perturbar o nosso ritmo circadiano porque, embora os ambientes internos possam parecer muito claros, a iluminação artificial interna costuma ser muito mais fraca do que percebemos. Enquanto um ambiente típico de uma sala de aula, escritório ou hospital fornece uma intensidade de luz entre 150 e 1.000 lux, estar ao ar livre, num dia ensolarado, pode significar estar exposto a uma luz 10 a 1000 vezes mais brilhante.

Felizmente, um dos melhores remédios também é simples: a luz do dia. Um estudo de 2017, por exemplo, mostrou que as pessoas que passam mais tempo expostas à luz da manhã, demoram menos tempo para adormecer e têm menos distúrbios do sono. 

Para ajudar a reiniciar seu ritmo circadiano, tente passar um pouco mais de tempo ao ar livre ou perto de uma fonte de luz solar natural. Por exemplo, tome o pequeno-almoço ao ar livre ou numa parte ensolarada e iluminada da casa. Se puder, tente ir a pé ou de bicicleta para o trabalho, dê um passeio na hora do almoço ou tente sentar-se perto de uma janela durante o dia.

Pode ler mais, aqui, no artigo original.