Fim de dia, ligar a televisão, sentar no sofá, relaxar e (para muitos) até adormecer. Estima-se que seja um hábito de dois em cada três adultos. No entanto, para ter uma boa noite de sono este hábito está completamente errado.

O maior problema tem a ver com a luz azul emitida pela TV ( e outros dispositivos eletrónicos). O nosso corpo rege-se pela luz solar, que dita o nosso ritmo, assim como as horas a que estamos mais despertos e as horas em que começamos a ficar sonolentos.

A luz dos aparelhos eletrónicos vem confundir esta organização.

Além disso, é muito provável que queira manter-se acordado ao ver algo interessante na televisão e que tente prolongar a ida para a cama o mais possível. O conteúdo típico desse horário está associado a programas ou conteúdos de violência e suspense, algo que pode fazer com que se sinta ansioso e afete o seu descanso noturno.

É provável que esteja a pensar que consegue adormecer melhor depois de assistir algo na televisão. Mas a exposição à luz da televisão vai atrasar o início do sono REM e fazer com que sinta sonolento no dia seguinte. Por outras palavras, mesmo que considere que está a dormir bem e as horas necessárias, talvez o sono não seja de qualidade.

Para uma melhor noite de sono, descontraia lendo um livro, escrevendo num diário ou conversando com alguém da família.