Os despertares noturnos têm um impacto negativo na qualidade de sono, uma das principais causas destas interrupções é a necessidade de urinar durante a noite, a noctúria.

Essa necessidade torna-se mais incomodativa quando os despertares ocorrem duas ou mais vezes, assim como quando o indivíduo tem dificuldade em voltar a adormecer.

Impacto no sono

Vários são os estudos acerca dos impactos da noctúria no sono, inclusive uma sondagem da National Sleep Foundation, sugere que a noctúria é considerada uma das causas mais comuns das interrupções noturnas. Os adultos, em especial os mais idosos, identificam-na como uma das principais causas da má qualidade de sono e de insónia. É associada a uma excessiva sonolência diurna, o que se pode traduzir em irritabilidade, bem como a um declínio físico e cognitivo.
A longo prazo, estas situações estão associadas a uma diminuição da qualidade de vida e a problemas de saúde, como a depressão.

Os três principais fatores que causam a noctúria são o excesso de produção de urina à noite (polyuria), a diminuição da capacidade da bexiga e perturbações do sono.

Como diminuir a noctúria e melhorar a qualidade de sono?

Algumas alterações no estilo de vida podem ajudar no controle da noctúria, nomeadamente:

  • Redução do consumo de líquidos ao fim do dia, em especial antes de dormir;
  • Elevação das pernas uma hora antes de ir descansar, de forma a reduzir a conversão de edema periférico (conhecido por retenção de líquidos) em urina durante o sono.

Para potenciar um sono descansado leia mais sobre a higiene do sono.