Sim, a menstruação pode afetar o sono. E não só durante o período. Muitas mulheres relatam dormir pior nos dias que antecedem a menstruação, a dica para estes dias é praticar uma rotina de relaxamento que ajude a adormecer mais rapidamente e para que tenha um sono repousante.
E claro, os dias em que estão menstruadas estão associados a cólicas, inchaço, dores de cabeça, perdas de sangue intensas e dor, nada que ajude a dormir e a descansar.

Temperatura corporal afeta o sono

Durante o ciclo menstrual, a mulher passa por diversas alterações. Após a ovulação, a temperatura corporal aumenta perto de meio grau e, já sabemos, que é quando a temperatura cai que ficamos mais propensos a dormir.
Um truque passa por tomar banho quente antes de ir para a cama, já que o contraste entre o banho quente e o ambiente mais frio do quarto fará com que a temperatura do corpo caia e ajude no início do sono.

Ansiedade, depressão ou sonolência

O ciclo de uma mulher envolve oscilações hormonais, cujos níveis baixam antes do início do período. Tanto os níveis de estrogénio, associado ao bem-estar, como de progesterona, que leva mulheres a sentirem sono, diminuem antes do início da menstruação.
E há mulheres que relatam sentimentos de ansiedade e/ou depressão antes do período.
Nestes casos, a meditação pode ajudar, assim como praticar yoga. Além disso, tente fazer sestas durante o dia, que aumenta a produtividade e o bem-estar geral a qualquer hora do ciclo.