A tiróide é uma pequena glândula responsável por regular uma hormona importante que mantém o corpo quente e ajuda os órgãos a funcionar corretamente. E se a tiróide não funcionar corretamente os problemas que causa podem também chegar ao campo do sono ou, pelo menos, fazer com que se sinta cansado.

Quando esta glândula produz hormona tiroideia em excesso (hipertiroidismo) faz com que algumas funções corporais acelerem, fazendo com que se sinta mais nervoso, ansioso ou com a pulsação acelerada. Esta condição dificulta o relaxamento, que por sua vez pode fazer com que tenha dificuldade para dormir.

Por outro lado, quando a tiróide está menos ativa e não produz hormona suficiente (hipotiroidismo) os processos corporais desaceleram, o que faz com que se sinta cansado muito facilmente. É comum que pessoas com hipotiroidismo se sintam exaustas, mesmo quando dormem as horas necessárias.

Há ainda quem refira a sensação de “nevoeiro” ou de não conseguir pensar rapidamente.

Há medicação que ajuda a reduzir os sintomas negativos, bem como a melhorar os problemas com o sono. Exames ao sangue ajudam a despistar eventuais alterações no funcionamento da tiróide, mas deve consultar o seu médico caso suspeite de algum problema de saúde.