As alergias podem afetar muito a sua noite de descanso. É comum vermos referência a nariz entupido, espirros e coceira nos olhos, mas distúrbios no sono é outro efeito colateral. Além disso, as alergias podem aumentar o risco de apneia obstrutiva do sono.

E uma noite mal dormida, já sabemos, resulta em a fadiga, diminuição da produtividade, depressão e problemas de memória.

Como é o sono afetado?
Ir para a cama com o nariz congestionado faz com que seja mais difícil respirar e, portanto, dormir descansadamente. Para algumas pessoas as alergias são sazonais (normalmente causadas por gramíneas, flores e plantas que são transportadas pelo ar).
Mas há quem sofra de alergias o ano todo. Nestes casos é importante ver o que tem dentro de casa que pode estar a provocar estes sintomas.

Alergénios domésticos

O primeiro passo é identificar a causa das alergias. Depois há uma série de medidas para os eliminar ou diminuir o desconforto.

Animais domésticos: Este é um alergénio muito comum. Pêlos, flocos de pele, saliva, urina do seu animal podem ser os responsáveis por esse mau estar.
Escovar o animal, aspirar e limpar a caixa de areia (ou pedir que outra pessoa o faça) pode ser uma ajuda.

Ácaros: São inevitáveis e existem na casa de todos nós. Vivem sobretudo no pó e na pele morta que perdemos. Também por isso são encontrados principalmente na cama e nas almofadas. Pó nos cantos das estantes ou por baixo dos móveis também são propícios a ácaros.

Além de lavar a roupa de cama em água quente, pode utilizar capas anti ácaros para colchões e almofadas.

Mofo: O mofo é outro alergénio predominante, vivendo em áreas húmidas, como casas de banho, lavandarias ou caves.
Para evitar que o mofo se espalhe é importante arejar estes locais para que haja circulação de ar. Exaustores (principalmente em divisões sem janela) são outro importante aliado.

Ambientadores: Um novo aroma em casa pode ser a razão dos espirros constantes. Afinal, estima-se que perto de 3 mil produtos químicos são usados na produção de fragrâncias em produtos de limpeza, cosméticos e outros utensílios domésticos.
Optar por detergentes sem aroma, guardar ambientadores, velas e outros elementos perfumados vai ajudar.

Além disso, se os ares condicionados, aspiradores ou aquecedores não causam alergias, os filtros sujos podem aumentar os efeitos de alergénios como o pólen, pelos de animais, mofo e pó, já que faz estes elementos circular no ar.
É importante que esses filtros sejam limpos regularmente ou substituídos.