Já sabemos que bons hábitos durante o dia, a par de uma rotina constante, são determinantes para uma boa noite de sono. Mas há dias em que quebramos a rotina, ou porque é dia de festa e vamos dormir mais tarde, ou então há tempo para a sesta que normalmente não fazemos.

Mas, mesmo saindo da rotina, há formas de garantir que dorme o suficiente para se sentir descansado:

Evite longas sestas

Com a tarde livre pela frente, após um bom almoço, pode ser tentador prolongar a sesta no sofá. O ideal é que a seta não se prolongue mais do que 20 minutos e que seja feita ao início da tarde de forma a não afetar o sono noturno.

Ritual para dias agitados

Há dias mais stressantes, mais mexidos e mais exigentes. É normal que nesses dias sinta maior dificuldade em desligar, relaxar e dormir. Antes de dormir pode tentar atividades como tricot, ouvir música ou tomar um banho relaxante. Além disso, deve reduzir as luzes e deligar todos os aparelhos eletrónicos – já que a luz que emitem também dificultam o sono.

Promova um sono constante

Pratos picantes ou gordurosos (por poderem provocar azia), assim como bebidas alcoólicas, interferem no sono da noite.
Devem ser evitados, para quem procura uma noite descansada.

Cumprir horários

Mesmo que a noite anterior tenha sido mais prolongada, deve manter o horário de acordar. Adiar o alarme piora tudo, isto porque os minutos extra que consegue na cama não verdadeiramente restauradores.

Além disso, acordar à hora habitual vai fazer com que volte mais rapidamente às rotinas.