O estudo do poder do olfato tem vindo a ganhar popularidade e interesse junto da comunidade científica, cada vez mais interessada em como os aromas podem despertar lembranças da infância, desencadeando em algumas situações reações físicas e emocionais.

Há até alguns hospitais que usam a aromaterapia como um complemento aos cuidados médicos para ajudar a no desconforto pós-operatório e, em alguns casos, para promover um sono melhor à noite.

O uso de óleos essenciais, feitos à base de plantas aromáticas, são cada vez mais procurados por pessoas interessadas em alternativas naturais para relaxar e ou aliviar incómodos.
Há uma grande variedade de aromas, criados a partir de folhas, sementes e raízes. O óleo resultante é então adicionado a loções, velas, saquetas e outros produtos para casa e banho.
Os aromas de lavanda, camomila, bergamota e sândalo podem ajudar a aliviar a ansiedade e o stresse.

Curiosamente, enquanto um óleo essencial pode ser benéfico para o sono, uma combinação de vários óleos pode ser ainda melhor: uma mistura de vários óleos essenciais (ex: sálvia, lavanda e manjerona) mostrou-se mais eficaz na melhoria da qualidade do sono do que o óleo de lavanda sozinho.

Embora não haja garantia de que o uso de óleos essenciais faça com que durma a noite toda, há poucas desvantagens em experimentá-los.
Se não sentir qualquer efeito ao nível do descanso, pelo menos o seu quarto ficará com um cheiro maravilhoso.