Apesar da ciência não conseguir confirmar que todos os animais dormem, a verdade é que a maioria o faz. O interessante é que nem todos os animais dormem da mesma forma.
Por exemplo, ao contrário de alguns pássaros e mamíferos, os insetos e os peixes não passam pelo sono REM (Movimento Rápido dos Olhos), que é quando a maioria dos sonhos ocorre.

Quanto ao número de horas de sono, varia muito de animal para animal. Enquanto um gato dorme, em média, 15 horas por dia, os ratos chegam a dormir 20 horas. A regra é que animais menores, por apresentarem taxa mais altas de metabolismo cerebral, precisam de dormir mais, enquanto animais maiores geralmente dormem menos.

E em que posição dormem os animais?
Cavalos, vacas e girafas podem dormir de pé, mas só quando estão deitados é que conseguem o sono REM.
E sabia que há animais cuja parte do cérebro fica ativa enquanto dormem? É o caso de alguns mamíferos aquáticos, como os golfinhos, e de algumas aves, “habilidade” que permite que “descansem” durante as longas migrações.

Semelhanças com o ser humano
Alguns comportamentos dos animais são semelhantes ao do ser humano. Por exemplo, muitos animais também dormem à noite, quando está mais frio e quando seria necessário gastar mais energia caso estivessem ativos.