Em vez de beber um café assim que se sentir com pouca energia, saiba que há outras opções.
Além da quantidade e qualidade do sono ser essencial para que se sinta com energia o dia todo, há pequenos snacks que podem dar-lhe um boost de energia quando necessário.
Normalmente a quebra de energia acontece quando há uma quebra de açúcar no sangue e, embora o hábito mais comum seja o tradicional expresso, há outros alimentos que podem ajudar e que não vão interferir com o sono da noite:

Frutos secos

Castanha de caju, amêndoas ou avelãs são exemplos de frutos secos que, como são ricos em proteína e magnésio, ajudam o organismo a transformar o açúcar em energia. Aliás, carências em magnésio podem fazer com que se sinta cansado e esgotad.

Espinafres

A carência em ferro pode fazer com que nos sintamos mais cansados, quer física quer mentalmente. Como o ferro leva oxigénio para as células, também faz com que o corpo se sinta com mais energia.
Além dos espinafres, também o feijão e a lentilha são exemplos de alimentos ricos em ferro.

Ovos

Além de extremamente proteicos, os ovos são ricos em vitaminas do complexo B, que ajudam a transformar os alimentos em energia. Mas não se limite a comer apenas a clara, já que é na gema que encontra todas essas vitaminas.

Edamame

Já vai sendo mais fácil de encontrar e tem-se popularizado pelo ocidente. A verdade é que o edamame (vagens da soja) são um ótimo snack para aumentar a energia. A sua composição tem vitaminas B, assim como cobre e fósforo, que convertem alimentos em energia e transferem essa energia para as células.

Fruta fresca

Açúcar é energia, mas isto não significa ter de comer uma barra de chocolate para aguentar o dia de trabalho, até porque estes doces promovem, posteriormente, uma queda acentuada dos níveis de açúcar. O ideal é combinar a ingestão de açúcar com fibra, o que acontece quando come maçãs, por exemplo.
Fruta rica em vitamina C (como kiwis, morangos, laranjas, abacaxi, manga) também são boas opções para quando está mesmo a precisar de uma energia extra.

Outro fator importante é a ingestão de água. A desidratação faz com que se sinta mais lento e mais cansado, independentemente do que coma.