Provavelmente já percebeu que a forma como se hidrata afeta o seu desempenho ao longo do dia. Não beber o suficiente pode fazer com que se sinta mais lento, irritável e sem foco.

A verdade é que a hidratação também tem impacto na forma como dorme.

Ir para a cama, mesmo que levemente desidratado, pode interferir no seu sono. A desidratação faz com que a boca e as vias nasais fiquem secas, o que promove a roncopatia (ou ressonar).

Cãibras nas pernas, que podem fazer com que acorde com dores, é outra das consequências de uma hidratação insuficiente.

Além disso, enquanto dorme perde alguns líquidos, especialmente, se ronca, respira pela boca ou sofre de apneia do sono.

Por sua vez, um quarto muito seco ou quente também pode levar a uma perda extra de água durante a noite, assim como um exercício intenso no final do dia (sem reidratação suficiente).

Como estar corretamente hidratado?

Uma boa hidratação exige mais do que beber uma garrafa de água antes de dormir. Concentre-se em beber bastante líquidos (sem cafeína) longo do dia.

Além disso, se beber muito perto da hora de dormir, é possível que haja muitas idas à casa de banho, durante a noite. Esta situação também interfere com um sono de qualidade e pode dificultar o despertar de manhã.