Já todos sabemos que cumprir as horas de sono recomendadas é essencial. Mas porquê? Além da energia extra que nos traz uma noite bem descansada, há muitos outros benefícios quando fazemos do sono uma prioridade. Durante o sono, o corpo trabalha incansavelmente para que quando acordamos nos sintamos melhores: física e mentalmente.

Estes são apenas cinco dos benefícios que vai sentir se estiver bem descansado:

Aprendizagem e concentração:
Somos mais capazes de estarmos concentrados e de aprendermos. Após uma boa noite de sono, é mais fácil manter a atenção o tempo suficiente para aprender e se lembrar depois. É também mais provável que tenha menos problemas de memória, como não se lembrar do nome de alguém ou não saber onde estão as chaves de casa.

Maior felicidade:
Após uma noite mal dormida é muito difícil controlar as emoções. A lógica é que quanto menos dorme, mais difícil é lidar com situações perturbadoras. Assim, uma noite bem dormida é o caminho ideal para estar mais feliz e lidar mais facilmente com problemas.

Mais produtivo:
Vai perceber que, no trabalho, realizar tarefas fica mais fácil. Além de conseguir cumprir as suas tarefas mais rapidamente, a margem para erro será muito menor.

Controle do apetite:
Dormir ajuda a regular duas hormonas importantes: a grelina, que faz com que sinta fome, e leptina, que controla a saciedade. Quando não dorme o suficiente, as hormonas não atuam corretamente, o que faz com que sinta mais fome.
Apenas uma das razões pelas quais as pessoas privadas de sono têm mais dificuldade em controlar o peso.

Sistema imunitário:
Se dormir bem e o fizer regularmente não ficará doente com tanta frequência. O sistema imunitário precisa de horas de sono para se manter forte, mas também para combater resfriados ou outras infeções.
E, a longo prazo, dormir bem ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas, pressão arterial, diabetes e outras doenças.