São muitas as razões que podem fazer com que acorde a meio da noite. Seja barulho da rua, porque comeu muito ao jantar, porque está doente ou porque teve um pesadelo. Naturalmente que cada circunstância vai determinar o quão difícil é (ou não) voltar a dormir.

Rotinas saudáveis
Deitar e acordar aproximadamente à mesma hora todos os dias pode evitar distúrbios noturnos. Mas a alimentação e o exercício físico são determinantes para uma boa higiene do sono.

Evitar o relógio
Quando queremos muito que o tempo passe, o que é que acontece? O relógio não mexe. E no meio da noite quando queremos voltar a dormir, estar constantemente a verificar as horas só vai causar ansiedade e desconforto.
Virar o relógio para a parede ou tapá-lo é a melhor solução.

Exercícios de relaxamento
Respirar fundo e concentrar-se na barriga a subir e a descer, contar de 100 para trás, imaginar uma praia ou um montanha, qualquer abordagem que ajude a relaxar a mente e o corpo serve.

Esquecer o telemóvel
Quem nunca acordou a meio da noite e ao ver que não conseguia a adormecer decidiu percorrer as redes sociais? Está tudo errado. Além do conteúdo que vê poder ser estimulante a luz azul destes dispositivos pode interferia nas hormonas que ajudam o corpo a perceber que é hora de acordar – mesmo se forem quatro da manhã.

Sair da cama
É aquela dica que as pessoas mais estranham por parecer contraditória ao objetivo que é dormir. Mas se acordou a meio da noite e está há mais de 20 minutos a tentar dormir é provável que acabe por criar uma associação negativa entre o stress de não dormir e o espaço em que dorme.
Levantar, mudar de divisão e fazer uma atividade tranquila como ler um livro ou beber uma infusão de ervas, e voltar à cama apenas quando sentir o sono a chegar.