Um novo estudo percebeu que, em termos de saúde mental, dormir horas a mais ou a menos tem impacto na performance cognitiva de cada um.

Mas afinal, quantas horas devemos dormir?

Sete horas de sono, por noite, parece ser o tempo ideal, isto segundo a análise a mais de 500 mil pessoas, entre os 38 e os 73 anos.

Em entrevista ao The Guardian, Barbara Sahakian, do departamento de psiquiatria da Universidade de Cambridge, disse: “Por cada hora que você se afasta das sete horas, você piora. Está muito claro que os processos que ocorrem np nosso cérebro durante o sono são muito importantes para manter nossa saúde física e mental”

A professora Barbara Sahakian, do departamento de psiquiatria da Universidade de Cambridge, disse: “Para cada hora que você se afasta de sete horas, você piora. Está muito claro que os processos que ocorrem em nosso cérebro durante o sono são muito importantes para manter nossa saúde física e mental”.

Com este estudo percebeu-se que “tanto a duração insuficiente como o tempo a mais de sono foram significativamente associadas a um declínio na cognição”. Mas, apesar de conseguirem apontar a interrupção do sono profundo (no caso de pessoas que dormem pouco) como a causa para patologias ligadas à saúde mental, não conseguem ainda determinar o que acontece no cérebro no caso de quem dorme demais.