As propriedades de plantas e raízes são estudadas para elaborar medicamentos fitoterápicos e alguns destes são frequentemente usados por adultos com dificuldades para dormir. Recentemente, investigadores descobriram que o açafrão, além dos seus múltiplos benefícios para a saúde em geral, pode melhorar o sono.

Este ensaio clínico controlado,  levado a cabo por cientistas da Murdoch University, Austrália, teve a duração de 28 dias e contou com a participação de sessenta e três adultos saudáveis com idade entre 18-70 anos com problemas de sono e receberam extrato de açafrão (14 mg duas vezes ao dia) ou um placebo. 

Os investigadores partiram para o estudo levando em linha de conta o Índice de Gravidade da Insónia e nos dias 7, 14, 21 e 28 os participantes responderam ao Questionário de Sono Restaurador (RSQ) e ao Diário do Sono de Pittsburgh (PSD) nos dias 3, 7, 14, 27 e 28.

Com base nos dados recolhidos de 55 participantes, o açafrão foi associado à melhoria do sono mediante a avaliação da pontuação total dos parâmetros dos questionários em comparação com os participantes que receberam o placebo.

Além de conter um flavonóide, a curcumina, que possui ações anti-inflamatória, antioxidante, antidiabética, antitumoral, antiviral, antibacteriana e antifúngica, a ingestão de açafrão foi bem tolerada, sem efeitos adversos relatados.

Embora ainda não esteja totalmente compreendido como o açafrão exerce a sua ação no sono, e mais estudos sejam necessários, os investigadores concluíram a melhoria na qualidade do sono em adultos que apresentam dificuldades em dormir.