Qual é o pai ou a mãe que está disposto a ser o “polícia do sono” quando chegam as férias?
É comum que muitos pais não sejam tão rígidos com os horários das crianças nas pausas escolares. Mas isto não significa que a solução seja adotar padrões de sono completamente diferentes.

Sem horários de escola para cumprir há adolescentes a dormir até à hora de almoço e, já com o horário de verão em vigor, são muitas as crianças que não querem ir para a cama enquanto ainda há sol lá fora.
Por isso é que é tão importante que haja consistência. É aceitável que haja ligeiros ajustes aos horários de dormir e acordar, mas mesmo em férias é necessário que haja rotinas nos horários de sono.

O sono dos adolescentes: dorminhocos ou descanso necessário?

E quantas horas deve uma criança dormir?

–  Crianças de 3 a 5 anos: 10 a 13 horas por 24 horas (onde se inclui 1 a 3 horas de sesta)

– Crianças de 6 a 12 anos: 9 a 12 horas sono noturno

–  Adolescentes de 13 a 18 anos: 8 a 10 horas sono noturno

Estas recomendações têm por base pareceres da Academia Americana de Medicina do Sono e da Sociedade Portuguesa de Pediatria.

O sono é essencial para uma vida saudável, tanto para crianças como para adultos. A quantidade certa e a qualidade do sono podem afetar o humor, o desenvolvimento, a produtividade e o desempenho. É possível ser-se flexível durante as pausas escolares e ainda assim manter um horário de sono consistente e saudável.