Dormir mais tempo e fazê-lo por várias semanas, além de melhorar o humor e o estado de alerta, tem também impacto na performance desportiva, de acordo com um estudo realizado na Universidade de Stanford, nos EUA.
Atletas das equipas de futebol americano, basquetebol, natação, entre outras modalidades tiveram consciência, pela primeira vez, como o sono interfere nos resultados desportivos de cada um.

Nesta análise participaram estudantes das equipas de natação masculina e feminina da mesma universidade americana. Nas primeiras duas semanas os atletas cumpriram o padrão habitual de sono-vigília, mas quando ao longo de várias semanas prolongaram o sono para 10 horas, registaram-se melhorias no desempenho destes atletas. Nos 15 metros nadaram 0,51 segundos mais rápido, melhorando também o tempo de reação nos blocos de partida e nas viragens.

“Estes resultados começam a elucidar para a importância do sono no desempenho atlético e, mais especificamente, como o sono é um fator significativo para alcançar o máximo do desempenho atlético”, refere a autora principal do estudo, Cheri Mah, citada pela Academia Americana de Medicina do Sono.

basketball player about to free throw

O mesmo método foi testado com jogadores de futebol americano, que melhoraram os tempos de corrida tanto nas 20 como nas 40 jardas de campo. Além disso, sentiram uma diminuição na sonolência diurna e na fadiga.
Ler Mais