O uso excessivo de aparelhos eletrónicos retarda a hora de dormir e aumenta o despertar noturno, reduzindo a duração do sono dos adolescentes. Esta é uma das conclusões de um estudo recente sobre “Impacto do uso de dispositivos eletrónicos antes de dormir no sono e na atenção em adolescentes”.

Os investigadores descobriram que os smartphones são os dispositivos mais usados antes de dormir e estes hábitos interferem na capacidade de atenção destes adolescentes, que pode comprometer o processo de aprendizagem. No entanto, não conseguiram demonstrar que uma maior utilização de aparelhos eletrónicos antes de dormir leve a comportamentos mais irregulares no sono. Mas, como demonstrado em estudos anteriores (com adolescentes), perceberam que adiar a hora de dormir, resulta num sono de pior qualidade e maiores níveis de sonolência.

Nos adolescentes, a irregularidade na hora de despertar é um bom indicador para avaliar o desajuste que há entre os horários escolares o cronotipo dos adolescentes, ou seja, o ritmo circadiano nestas idades.

Mas atenção, uma maior utilização de aparelhos eletrónicos antes de dormir pode ser associada a tempos de reação mais lentos e, logo, com reflexo na capacidade de atenção de cada um. Contudo, estes resultados podem dever-se à privação de sono ou diminuição na eficiência do sono, conforme relatado noutras investigações.